Hospedaria Robalo 2021


O que ver em Sabugal


Rua António José d'Almeida nº53, 6320-354 Sabugal, Portugal Sabugal
Locais A Visitar No Concelho De Sabugal

A cerca que circunda a vila é, também ela, um produto gótico. De planta oval, e integrando grande parte do castelo, devem datar do século XIV, praticamente em simultâneo com a construção do reduto. A porta principal localiza-se na outra extremidade e, entre estes dois elementos, a Rua Direita assume-se como o principal eixo de circulação intra-muros. As origens do Castelo de Sabugal encontram-se no reino de Leão, quando Alfonso IX detinha as terras de Riba-Côa. Nos séculos XII e XIII, a vila period a principal localidade desta vasta região, na medida em que controlava a ponte que permitia a passagem do rio Côa (GOMES, 1996, p.103).

Hospedaria RobaloHospedaria Robalo

Aqui, apresentamos sugestões para visitar cada distrito de Portugal continental e ilhas da Madeira e Açores. Boa preservação da parte histórica da vila, apesar de pequena. O concelho junta outros atrativos como diversas aldeias históricas e praias fluviais. Esta região é conhecida sobretudo pela Serra da Estrela e é este Parque Natural um dos seus principais pontos de interesse.

Estas informações são utilizadas, principalmente no serviço "Analytics" do Google. Este serviço serve para acompanharmos o tráfego do nosso web site. A informação recolhida através do seu endereço IP, é sempre aproximada.

É muito diversificado o património construído digno de visita, um pouco por todo o concelho. Desde a arquitetura well-liked à religiosa, militar ou erudita, muitos pontos de interesse se encontram que poderão despertar a atenção do visitante.

A porta é do século XIII, tendo sofrido ligeiras alterações ao longo dos tempos. Igreja barroca de origem medieval, situa-se no Largo de São João, no centro da cidade do Sabugal. No interior, destaque-se o coro-alto de madeira assente em colunas de granito. É uma casa de campo com three quartos e uma kitchenette, perfeita para three casais, ou um casal com muitos filhos. A sua localização, a four,7Km do Sabugal e 37Km da Covilhã, permite-lhe dividir o período de férias a visitar o Sabugal e a Sortelha pela beleza histórica.

Desengane-se se julga que a sua visita à vila muralhada de Sortelha se esgota nestes pontos de interesse. Feira medieval “Muralhas com História” © Aldeias Históricas de PortugalA feira medieval “Muralhas com História” é um dos eventos temáticos de maior dimensão e animação da aldeia. Afinal, as muralhas de Sortelha são o cenário perfect para retratar a Idade Média. Ano após anos, são cada vez mais os visitantes que no terceiro fim-de-semana de setembro acorrem à aldeia de Sortelha para assistir a uma das mais belas feiras medievais do país.

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra , e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Sugerimos alojamento numa das nossas selecções dos melhores hotéis em Portugal paraPOUSADAS,ou nas melhores quintas ou herdades deTURISMO RURAL E HABITAÇÃOpercorrendo ainda as regiões deROTAS DO VINHO.

Outros Viajantes Interessados No Sabugal Também Visualizaram Estes Destinos:

Hospedaria RobaloHospedaria Robalo

Calce as botas ou pegue na bicicleta e terá a hipótese de fazer uma ou duas das etapas da grande rota. Isto se não andar já a percorrer os 600 km de história que ligam estas aldeias imperdíveis. Igreja Matriz da SortelhaContinue a sua visita dirigindo-se ao Largo da Igreja para apreciar a igreja matriz renascentista de 1573 cujo orago é Nossa Senhora das Neves. Entrar em Sortelha, é entrar num Reino Mágico que parece recortado de um livro de fantasiasO encantamento de visitar Sortelha começa na Porta da Vila que rasga as muralhas a nascente encimada por uma antiga torre de vigia. A cidadela tem o condão de nos transportar imediatamente para qualquer história fantástica de cercos e conquistas, cavaleiros e donzelas, mercadores e aldeões.

Se quer entrar na História e surpreender os sentido, Sabugal é uma boa porta de entrada. Em algumas das localidades do concelho, perdura a tradição do Madeiro de Natal. Num largo da povoação, durante a noite de Natal, acende-se uma fogueira em torno da qual se reúnem os seus habitantes, passando a noite em convívio, mantendo a fogueira até de manhã. O concelho do Sabugal é predominantemente rural, estando a base da sua economia na agricultura e na pecuária. A pastorícia, associada à produção de queijo de ovelha e de cabra, é também bastante importante para a economia native. A floresta é outro importante recurso, com áreas significativas ocupadas por matas de carvalho e pinhais.

Hospedaria RobaloHospedaria Robalo

Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitectónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo e vigiadas por um sobranceiro castelo do séc. XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao Pelourinho manuelino ou defronte igreja renascentista. O Castelo do Sabugal, também referido como Castelo das Cinco Quinas devido ao formato incomum de sua torre de menagem, localiza-se na freguesia, cidade e concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, em Portugal. Em posição dominante sobre a povoação, num pequeno planalto da serra da Malcata, controla a travessia do rio Côa em sua margem direita, donde a sua importância na antiguidade e na época medieval.

Mas, com o tempo, começou a sentir que o coração batia mais depressa quando o via passar montado no seu belo cavalo. Os romanos trouxeram a toda a península ibérica uma nova forma de vida, apagando culturas e tradições antigas. Nesta região, por ser um território marginal, algumas formas arcaicas de viver e pensar foram preservadas. Com uma carta composta também por pratos típicos da zona como os famosos Arroz de Lebre, Ensopado de Borrego ou Bife de Javali, é uma boa opção para quem procura provar as iguarias locais.

dos banhos destas águas e da necessidade de se criarem aí instalações apropriadas. As termas foram sendo usadas pelas mais diversas pessoas, vindo mesmo algumas de fora do país. Existente desde os anos oitenta, foi remodelado em 2016, apresentando uma exposição alusiva à história e etnografia desta aldeia da zona norte do concelho.

O conjunto da aldeia é encimado pelo vigoroso castelo que acompanha a geologia do terreno sobre um enorme monte rochoso, donde se abrange uma panorâmica espectacular. Duas grandes torres ameadas erguem-se junto dos ângulos da cerca, uma postada a oriente, outra a ocidente. O Sabugal é uma bonita cidade Beirã, sede de concelho, localizada na região Centro do País, numa área montanhosa, banhada pelo bonito Rio Côa, desde cedo palco de diversos conflitos e batalhas, envolvida por diversas fortificações defensivas. O Sabugal está integrado na bonita Reserva Natural da Serra da Malcata, onde estão protegidas diversas espécies vegetais e animais, muito conhecida por um dos últimos abrigos do lince ibérico. Sortelha, antigo concelho, é uma das mais belas vilas portuguesas tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada até aos nossos dias. É frequentemente indicada como uma das mais bem consevadas vilas medievais.

Hospedaria RobaloHospedaria Robalo

Esta é uma região que denota ocupação humana bastante remota, mostrando indícios de ocupação pré-história, a partir do Neolítico, sendo também abundantes os vestígios da Idade do Bronze e do Ferro. é um dos pratos mais procurados nos restaurantes do concelho. Como era inevitável em tempos de difíceis comunicações e de poucas condições de conservação dos produtos alimentares, as populações destas regiões viviam muito daquilo que era possível obter através de produção própria, ou nos mercados periódicos. Assim, uma componente fundamental da alimentação no quotidiano dos sabugalenses eram os caldos. A batata, o feijão ou o grão de bico eram componente indispensáveis para o caldo escoado, de vagens secas, ou de grão. Para tornar mais saboroso o prato, usava-se um pouco de morcela, chouriço, and so forth.

O Que Visitar Nos Arredores De Sortelha?

A natureza é um dos motivos para visitar este concelho rural, sitiado pela Serra da Malcata e pelo Rio Côa. Por todas as freguesias, celebram-se as festas dos oragos que atraem inúmeros visitantes. A gastronomia tradicional é também um dos motivos para colocar no seu trajeto este bonito município do inside profundo de Portugal.

Em Vilar Maior está previsto "um pequeno melhoramento na acessibilidade interior do castelo", disse. O município do Sabugal também prevê realizar duas "pequenas intervenções", com a colaboração das Aldeias Históricas, nos castelos de Vila do Touro e de Vilar Maior.

A escolha do native deveu-se a uma mera questão defensiva, de modo a garantir as condições mínimas de segurança. São estas caraterísticas de fervor religioso, touros e cavalos que fazem das festas do concelho de Sabugal um lugar único e emotivo que convida à descoberta. Nas típicas épocas de regresso, a saudade dá lugar ao reencontro e à alegria entre os familiares. As tradições têm lugar marcado nas festas e romarias, religiosas ou populares, nas feiras e mercados. Momentos especiais para as gentes do Sabugal, mas também para quem nos visita.

O labirinto de ruas de pedra conduz-nos ao centro da vila onde se encontra o Pelourinho, no cruzamento entre a Vila Velha e a Vila Nova. Parece saída de uma história de encantar de reis, rainhas e valentes cavaleiros. Este website utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores.

Na região existem ainda diversas aldeias históricas que merecem visita obrigatória, como é o caso de Sortelha, com uma riqueza histórica, pure e cultural incrível. Sortelha, no concelho do Sabugal, é uma das mais belas e antigas aldeias portuguesas. Até aos dias de hoje, conseguiu manter os seus edifícios medievais do século XIII praticamente intactos. E encontra-se rodeada por fortes muralhas circulares, que se estendem pelos seus declives naturais.

Com o pacificar das relação entre os reinos de Portugal e Castela, a região foi perdendo relevo político. Em 1835 e 1855, os concelhos de Alfaiates, Sortelha, Vale do Touro e Vilar Maior foram diluídos no concelho do Sabugal.

A fonte acrescenta que a povoação fez parte do reino leonês até finais do século XIII e, com a conquista da região, por Dom Dinis, e a assinatura do Tratado de Alcanizes, em 1297, passou a integrar o reino português. O vice-presidente do município do Sabugal referiu ainda tratar-se de uma obra que pretende aumentar a atratividade do território e captar mais visitantes para aquele concelho do distrito da Guarda, situado junto da fronteira com Espanha.

Para saberem mais sobre a Vila do Touro e a sua história, podem consultar a página do Município do Sabugal. Infelizmente, o castelo está em mau estado de conservação, apesar do Município do Sabugal ter planos para proceder à sua recuperação. O Castelo de Vilar Maior, rodeado pelo arvoredo bem característico destas paragens. Vilar Maior, apesar da grandeza que ainda perdura pelas calçadas e casario imponente, é uma sombra da grandiosidade de outrora. A vila fez parte do Reino de Leão até à sua conquista por D. Na sequência doTratado de Alcanizes, Vilar Maior passou a fazer parte do território nacional, contudo foi perdendo alguma da influencia com a fixação da fronteira a alguns quilómetros. Um castelo com uma única porta, de São Gens, e das muralhas só existem dois fragmentos.

Este web site utiliza cookies para personalizar conteúdo e anúncios e analisar o tráfego. encontra sempre os melhores excursions locais e pode ainda reservar o seu switch do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos. Aldeia Histórica de MonsantoEnriqueça o seu roteiro para visitar Sortelha juntando o útil ao agradável. Aproveite para conhecer outras Aldeias Históricas de Portugal que lhe ficam mesmo perto. Sabemos que dificilmente vai querer deixar de viver o seu conto de fadas em Sortelha, mas se ele for subitamente interrompido, não se despeça da aldeia sem aproveitar para conhecer os arredores.

A Sortelha integra-se numa região com grande tradição gastronómica. Entre os pratos típicos, destacam-se a Canja dos Cornos, o Bucho com couves, o Borrego à moda da raia, o Cabrito assado na brasa e a Truta do Côa frita. Como sobremesa, nada melhor do que uns Coscoréis com queijo e compota ou uma Mousse de castanha. O restaurante Dom Sancho, no centro da aldeia, é um dos melhores locais para provar estas e outras iguarias. Cada proposta tem o seu "Road-e-book" com todas as indicações necessárias.

No que respeita à habitação, domina a casa de dois pisos, construída com materiais da região. Tem planta retangular, localizando-se a loja no piso térreo e a habitação no superior. O acesso faz-se por escada interna de tiro em madeira, ou através de escadas exteriores com patamar e balcão simples, sendo raro o alpendre. O número de portas e janelas é reduzido ao essencial, e muito pontualmente surgem decoradas . Nesta arquitectura impolite e discreta destacam-se algumas habitações por na fachada exibirem pormenores mais cuidados e que ,por vezes, correspondem a uma singular identidade social do ocupante - Casa do Escrivão, Casa do Governador e Casa do Juiz. São pouco mias de one hundred fifty quilómetros, os percorridos neste roteiro que o leva primeiro a conhecer a aldeia Histórica de Sortelha (quiçá a mais monumental).

No entanto ao abrir um conta poderá ter acesso a várias funções de maior interação ou gestão dos conteúdos. Se for o caso, irá fornecer alguns dados, que inclui o nome de utilizador, que pode ser um nome inventado,é apenas para designar o seu utilizador nos nossos serviços, além disso e sendo obrigatório, iremos pedir o seu e-mail. O nome de utilizador será público, ou seja, o seu pefil pode ser exibido no nosso website. Mas o endereço de e-mail será sempre ocultado e armazenado em segurança e nunca será fornecido a empresas terceiras.

A estação ferróviária mais próxima é a estação da CP da Guarda (Largo 1º de Dezembro, Guarda). Chegando à cidade da Guarda, poderá alugar um veículo e percorrer os 30 Km até ao Sabugal de carro. Quando estiver próximo da localidade de Caria, vai avistar a saída 32. Segue então pela estrada nacional 233 e, após 30 Km, chega à cidade do Sabugal.

  • A escassos quilómetros de Sortelha estão algumas das melhores praias fluviais do Centro de Portugal.
  • Com toda esta ambiência inspiradora, não nos admirava nada que descobrisse por lá mais umas “pedras fantásticas”.
  • A Guarda possui inúmeros locais para visitar de elevado interesse, com destaque para a sua Catedral, não esquecendo outros monumentos, igrejas e museus.

A cidade da Guarda é uma das principais localidades no Interior Centro de Portugal. Localizada bem perto da Serra da Estrela, trata-se de uma cidade habituada às dificuldades do clima frio e montanhoso. A Guarda possui inúmeros locais para visitar de elevado interesse, com destaque para a sua Catedral, não esquecendo outros monumentos, igrejas e museus. Mas a Guarda é, sobretudo, um excelente ponto de partida para conhecer a região da Beira. A Vila do Touro é a menos imponente de todas as vilas medievais do Sabugal, no entanto, escusado será dizer que tem uma história singular e preserva uma beleza ímpar. As ruas cravadas de granito rugoso conferem-lhe uma identidade tão própria. A Vila do Touro foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX e esta importância está bem patente no casario e monumentos religiosos que aqui podemos encontrar, com especial destaque para umas bonitas janelas em estilo manuelino.

Nesta oitava edição, e pela primeira vez, o maior presépio natural do país está patente junto ao Castelo, no Centro Histórico do Sabugal, cumprindo as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde e autoridades competentes. Se este guia foi interessante para si temos a certeza que irá gostar, igualmente, do guia da cidade de Ílhavo.

No seu inside ainda se pode ver a Cisterna, para o abastecimento de água. As muralhas foram construídas tendo por base a técnica de construção que consistia no levantamento de duas paredes fortes e paralelas, que eram seguidamente cheias com pedra grossa e gravilha. Parte da muralha do castelo foi destruída por tropas napoleónicas, mas foi recentemente reconstruída. Ao subscrever a e-newsletter, declaro ter lido e consentir o tratamento dos meus dados pessoais por parte da Essilor, nos termos da Política de Privacidade. Quando visitar as ópticas irá beneficiar de muitos serviços. Um exame ocular pode permitir que tenha uma prescrição de correção visible como também detectar, diagnosticar e gerir possíveis condições oculares. Adicionalmente será aconselhado com a melhor solução de lentes para as suas necessidades e estilo de vida.

Apesar desta circunstância de inegável importância, os primeiros dados seguros surgem apenas nos inícios do século XIII, quando o monarca leonês fundou a vila, por volta de 1224. Nos setenta anos seguintes, um primitivo reduto defensivo foi edificado a expensas do reino de Castela e Leão, fortificação que haveria de ser conquistada por D. Dinis em 1296, na sequência da ofensiva militar do nosso rei sobre as terras de Riba-Côa. Casa da Janela Manuelina – Visitar SortelhaComeçando pelas casas de pedra que, para além do valor patrimonial, encerram muita história, algumas antecedendo aos séculos XV e XVI.

Sempre que está a enviar um pedido de contacto através de formulário, ou reserva através do nosso web site para uma determinada empresa, restaurante, ou resort, irá sempre ser solicitado que confirme a nossa política de privacidade. Os seus dados (e-mail, telefone se introduzido, nome, e mensagem) serão enviados para a empresa que pretende contactar. Por isso tenha sempre em atenção que apesar de informarmos as empresas que tenham o mesmo tratamento dos seus dados ao abrigo do novo RGPD, o Guia da Cidade não se pode responsabilizar que a implementação, embora obrigatória, seja feita.

O edifício tem dois pisos, sendo o piso inferior a cadeia e o superior a Câmara. O castelo encontra-se "com danos muito significativos" e, de acordo com o autarca, a intervenção inclui, entre outras ações, a estabilização da torre de menagem e a criação de um miradouro. As muralhas do castelo foram igualmente tratadas de forma cuidada e bastante precise, de um ponto de vista operacional. Dois torreões circulares protegem um dos alçados e um largo adarve percorre todo o recinto quadrangular. Exteriormente, uma barbacã, possivelmente já do século XIV, circunda a fortaleza, obrigando ao estreitamento dos acessos e à progressiva individualização das forças inimigas, que ficam, assim, expostas ao tiro vertical.

Um v

Deja un comentario